terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Saindo da Matrix do Facebook

Dia 23-12-2014 no Facebook:

ESTOU SAINDO DA MATRIX

Amanhã volto a falar dos venenos. Vou continuar o tema de ontem. Começo a perceber a imensa ARMADILHA montada pelo Facebook. NÃO PODE EXISTIR algo assim. Não é cabível que uma única rede social tenha o CARTEL VIRTUAL de comunicações interpessoais. E o seu modelo é o da DESPERSONALIZAÇÃO. Não existem DADOS PESSOAIS. Todos são induzidos a se expressarem POR IMAGENS, até mesmo os livros preferidos. Nas comunidades do Orkut haviam divisões em páginas, tornando fácil a consulta em grande quantidade de textos. AQUI NÃO É ASSIM. É por ANO, numa única página. Outro dia fui fazer uma pesquisa sobre Rock Progressivo num grupo, e não consegui chegar ao final. O que se pretende aqui não é a PESQUISA.

Segundo o mito da caverna de Platão, alguns indivíduos ficam como que hipnotizados com as sombras e não conseguem perceber que a luz está lá fora. Estou começando a enxergar. O meu velho amigo Dode, de Lima Duarte, que me "aplicou" o Crowley no final da década de 70, diz que o Facebook é "ALIENAÇÃO". Estou começando a compreendê-lo. Montou-se uma gigantesca REDE - no sentido de "TEIA" - para REDUZIR a população mundial ao mais inferior nível de expressão.

DEVERIA EXISTIR várias redes sociais, a maior parte delas para assuntos específicos. Redes para músicos, para engenheiros, para ocultistas, para atores, para biólogos, ETC ETC ETC... O mundo e as pessoas são DIVERSIFICADAS... JAMAIS poderiam estar APRISIONADAS nesta TEIA como se TODOS FOSSEM HOMOGÊNEAS

Outro dia fiquei sabendo de uma rede social brasileira - Mirtesnet. Entrei, fiz um cadastro, e fiquei estupefacto ao ver que era um CÓPIA mal feita do Face. O QUE ESTÁ ACONTECENDO, AFINAL???... Está PROIBIDA a criação de novas Redes? Isto é um CARTEL??? Afinal de contas, gente inteligente há muita pelo mundo, para criar estas redes novas.

E não é só isto, tem muitas coisas que PODERIAM ESTAR ACONTECENDO!!!... Blogues pessoais, chats... Um montão de coisas... Salva-se no Face o bate-papo, que não tem limites. Entretanto, as pessoas não estão mais se comunicando. Parece que está havendo uma APATIA. Mas isto só ocorre quando NÃO HÁ MAIS PENSAMENTO E CRIATIVIDADE.

Volto a falar do PODER DA IMAGEM. O mais trágico - para mim - é perceber que pessoas cultas, inteligentes, cabeças-feitas, não só não se expressam correntemente de forma escrita, preferindo imagens, como também colocam às vezes em suas páginas coisas que vão do banal ao ridículo. É O QUE FALEI: NIVELOU-SE TODO MUNDO POR BAIXO... Sem querer ofender as pessoas comuns, com as suas limitações - e todos nós as temos - A VIDA NÃO É ASSIM...

Portanto, para início de conversa, e vou continuar a meditar no assunto, o FACEBOOK não passa de uma IMENSA MONSTRUOSIDADE... É INADMISSÍVEL!!!...

Se tivesse uma rede para ESPIRITUALISTAS eu sairia daqui e emigraria para ela. E estas outras redes, as mais "inteligentes", deveriam LIMITAR o uso de imagens e PRIORIZAR o uso de textos. Os modelos de páginas também devem divergir. Entretanto, há a necessidade de uma rede para as pessoas normais, aquelas que não tem preferência por nenhum assunto específico: é para estas que o Facebook serviria.


Existe um mundo de coisas para se fazer, como por exemplo, um site/blog/rede contendo informações de vanguarda sobre tudo de AVANÇADO que está ocorrendo no mundo. O grande problema é a quantidade INFINITA de informações. Mas pra tudo tem um jeito. O QUE NÃO PODE OCORRER É ISTO QUE ESTÁ NA MINHA FRENTE: o Facebook praticamente MONOPOLIZANDO TUDO E CONTROLANDO TODOS. Por que o Orkut desapareceu? ISTO É CARTEL???

“Nessa direção precisamos levar em consideração que antes de se tornarem bons navegadores na rede, esses internautas necessitam ser bons leitores, a fim de desenvolverem a capacidade crítica de desvendar o sentido de imagens e textos, de conseguir mergulhar no mundo virtual dominando e compreendendo sua navegação e não ser dominado por ela, transformando-se num navegador-leitor que substitui a vida concreta pela ilusão de vida que a rede proporciona aos internautas destituídos da leitura crítica do mundo, do texto e da tela. Não há como negar essa forma acrítica de navegar, é uma das formas contemporâneas da alienação. É o homem abandonando-se à sedução da máquina, do ciberespaço ao adquirir e praticar sem questionamentos os novos hábitos construídos pela cibercultura.” (“A leitura, o leitor e a ilusão”, Elizabeth Gonzaga de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário