terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Democracia

Dia 30-12-2014 no Facebook:

A DEMOCRACIA, nos moldes em que é empregada hoje, JAMAIS poderá ser utilizada na Nova Era. Todos estamos acostumados a votar nos nossos "representantes públicos" e não fazemos a necessária e correta avaliação a respeito das profundas deficiências deste regime. Todos os modelos de administração política, do municipal ao internacional, terão de ser substituídos por outros mais avançados. Aliás, este "avanço" pode ser de alguma forma antevisto na velha "República" de Platão. Não irei fazer a crítica do paradigma democrático, pois não possuo formação intelectual para tanto. Basta saber que é imperfeito e mesmo esclerosado. Penso que a melhor forma de governo é a da escolha criteriosa e justa dos cidadãos mais honrados, íntegros, experientes e sábios da coletividade para ocupar cargos administrativos, assim como da existência de conselhos e comitês em vários níveis, para que o povo possa manifestar a sua vontade e exercer os seus direitos.

“Mas vox populi não é vox Dei. (“Satânicos e Visionários”, Aldous Huxley, Companhia Editora Americana, Rio de Janeiro, 1975, Página 169.)

“A democracia se baseia na presunção de que um milhão de pessoas são mais sábias do que um homem. Quer repetir? Perdi alguma coisa. A autocracia se baseia na presunção de que um homem é mais sábio do que um milhão de homens. Vamos tocar tudo isso outra vez também. Quem decide?” (“Amor Sem Limites”, Robert A. Heinlein, Editora Record, Rio de Janeiro, s/d, Página 277.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário